Resenha - Um mais Um, Jojo Moyes




Tradução: Adalgisa Campos da Silva
Páginas: 320
Gênero: Ficção
ISBN: 978-85-8057-654-2
Lançamento: 09/02/2015

Sinopse:

Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou. Com dois empregos e ganhando mal, ela precisa sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Tanzie, o pequeno prodígio da matemática, acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas ela não sabe como chegará até lá. Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de veraneio por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista.

Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio. Começa então uma viagem repleta de enjoos, comida ruim e engarrafamentos. A situação perfeita para o início de uma história de amor entre uma mãe solteira falida e um geek milionário.

Comentários:
O que família significa para você? Existe família ideal?

Bem, se tem uma coisa que em Um mais Um, aprendemos é que família são aqueles que nos ama e cuidam de nós sempre.
Nesse livro, a Jojo Moeys nos traz uma família mosaico de baixa renda, composta por Jess, mãe solteira, trabalhadora, otimista de plantão, Tanzie, a nerd da matemática, Nick, o adolescente e Norman, o cachorro babão.
E paralelamente temos o Edward Nicholls. empresário que se envolveu em uma confusão da qual perdeu seu emprego e corre risco de ser preso.




O começo da leitura me intrigou como a Jojo faria pra que o caminho dessas pessoas se cruzassem e ainda como acabariam viajando juntos em um carro para Escócia.
Jess e Ed viviam em mundos completamente diferentes, enquanto ela contava as moedas para poder pagar a conta de luz, o outro dava um cheque de alguns milhares de doláres para se livrar da ficantes chata. Então me perguntava, será que é possível eu torcer por eles? Será que no final não acharei clichê?
Não achei o final clichê, e torci muito pelo casal e até ficava pedindo: " Beija logo!"
Tanzie e Nick foram dois fofos que trouxeram muita emoção para história. Tanzie com seu sonho de viver pela matemática sem ser zuada e Nick com seu jeitinho mais reservado, também demostrou muito sentimento.

A abordagem do Bullying que o Nick sofria e um pouco de sua irmã foi feita de forma suave, porém, isso não quer dizer não têm momentos de reflexão sobre o assunto.
O bullying é um assunto sério que as pessoas devem parar de não dar importância, pois já temos vários exemplos de tragédias por conta disso.
A Jess é uma das personagens mais otimistas que já li, e mesmo quando as coisas estavam praticamente perdidas, ela ainda acreditava que tudo iria melhorar e olha que acontece muitas coisas desagradáveis com eles.


Ed, por outro lado não tinha muita esperança que as coisas iriam melhorar e no começo o achava muito egoísta. Porém, ao longo da leitura percebemos que ele é um homem solidário e sabe ser gentil nas horas que é preciso apenas um abraço de consolação.

Adorei o livro, com certeza ficará na minha lista de livros fofos de 2016 e um dos meus destaques é o fato que os capítulos foram alternados entre os protagonistas. Quando se têm personagens fortes acho válido a abordagem de vários ângulos da história..
Ou seja, Jojo Moyes arrasou mais uma vez e Editora Intrínseca, traz essa mulher ao Brasil, por favor!!!


Beijos e até a próxima!
Resenha feita por Pam

Nenhum comentário:

Postar um comentário