Resenha - Os artíficios das trevas, Dama da Meia-Noite, Cassandra Clare





Autora Cassandra Clare
Lançamento: 2016
Série: Os Artifícios das Trevas 
Páginas: 560 
ISBN: 9788501401083
Editora Galera Record

Dama da Meia-Noite é o primeiro livro da trilogia Os Artíficios das Trevas e tem como protagonistas Emma Carstairs e Julian Blackthorn, já conhecidos pelos fãs desse universo Shadowhunters.

Emma e Julian tiveram uma importante participação em Cidade do Fogo Celestial*, último livro da série Instrumentos Mortais, mas na época dos acontecimentos da Guerra Maligna eles eram apenas crianças que perderam suas famílias. Ela perdeu seus pais e ele perdeu seus irmão mais velhos, que foram exilados pela Clave por conta da Paz Fria, que punia o povo das Fadas por sua traição ao ficar ao lado de Sebastian. Mark e Helen tinham sangue de Fada, por isso foram afastados de sua família.


Mesmo com a Clave insistindo em dizer que a morte de seus pais foi obra de Sbastian, Emma nunca acreditou e durante anos treinou para se tornar uma ótima Caçadora das Sombras, para assim vingar seus pais.

Julian teve que amadurecer muito rápido para cuidar dos seus irmãos mais novos, Ty, Livyy, Dru e Tavyy. Ele se tornou o porto seguro de toda família e isso consequentemente trouxe mais responsabilidade.


Em Dama da Meia-Noite ha duas tramas, o mistério que envolve as mortes de pessoas ligadas as fadas, que levará a Caçada Selvagem, povo que está com Mark desde os acontecimentos de CFC*, a propor um acordo que devolverá ele ao convívio de sua família e também há o amor entre parabatais (Emma e Julian).

Vou confessar que as cenas que mais gostei eram as que giravam em torno desse amor proibido. Adoro histórias assim, dá mais emoção de ler e sentir aquela ansiedade de saber o que acontecerá. Quando se trata de amor proibido, para mim nada é clichê.

Agora quanto ao mistério, no começo eu fiquei um pouco desanimada, não sei explicar muito bem. Mas durante a leitura pelo menos no começo, nada me surpreendia  estava quase me decepcionando com o livro, já que estava com muita expectativa.

Só após finalizar a leitura constatei que estava com a impressão errada do que a Cassandra Clare pretendia chegar com a história e acabei me surpreendendo com o final.

Não me emocionei profundamente com o livro, depois de Princesa Mecânica acho difícil eu chorar rios de lágrimas por esse Universo Shadowhunters. Só que os laços familiares se mostraram mais fortes do que nunca em Dama da Meia Noite e só para constatar lema da Família Blackthorn é mais legal do que o da Clave, que é :"Lex malla, Lex Nulla".

Emma e Julian conquistaram o meu coração, como toda família Blackthorn, quer dizer quase todos. Confesso que não me simpatizei com o Mark, porque eu nunca sei o que esperar dele.


Cristina, melhor amiga da Emma, por sua vez me agradou todas as suas cenas. Ela é adorável e super sensata.

Sobre as participações dos personagens de Instrumentos Mortais e Peças Infernais, simplesmente amei, foi como reencontrar com velhos amigos depois de ficarmos sem nos ver por 1 ano inteiro. Eu não sabia que estava com tanta saudades deles até ler Dama da Meia-Noite.

O final do livro em partes foi o que esperava, mas em sua grande parte me surpreendeu. E o que posso dizer é que já estou ansiosa para 2017 para ler O Lorde das Sombras, que será a continuação dessa trilogio que tem tudo para ser mais um sucesso da diva Cassandra Clare.

Não tenho certeza, mas acredito que os Contos da Acadêmia das Sombras será lançado ainda esse ano pela Galera Record. Vamos torcer que sim! Pois assim a saudade não irá ficar tão grande.

Enfim, esse livro não me decepcionou como achei no começo do leitura, tem uma dinâmica mais intensa e com certeza irá agradar todos os Shadowhunters.


Beijos e não se esqueçam, todas as histórias são verdadeiras.
Resenha feita por Pam

Nenhum comentário:

Postar um comentário