Resenha - Legend, Marie Lu

Título: Legend
Gênero: Distopia
Páginas: 256
Autora: Marie Lu
ISBN: 978-85-7980-205-8
Editora: Rocco

Sinopse:
Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, os dois não têm motivos para se cruzarem, até que o irmão de June é assassinado e Day se torna o principal suspeito. 

Presos num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos, numa trama de forte conteúdo político e repleta de ação, reviravoltas e romance.


Comentários:
Primeiramente tenho que dizer que estava com muita expectativa com essa Distopia, e provavelmente isso me atrapalhou muito, apesar de ser um livro fininho demorei um tempo razoável para finalizar a leitura, tamanho era meu animo.
O que me prendeu um pouco foi o mistério da morte do irmão da June, Metias. Mas depois que foi revelado eu só queria que acabasse logo a história.
A narrativa objetiva da autora teve o lado positivo e negativo. O positivo é que não é uma leitura difícil, mas por outro lado não consegui me conectar com nenhum personagem, achei que ela podia desenvolver mais a dor dos protagonistas, como também sua determinação em continuarem firmes.

A questão de a sociedade ser dividida de acordo com sua nota na Prova que realizam as crianças aos 10 anos de idade foi um ponto interessante na história, e se formos para pra pensar na vida real é assim, somos divididos em quem tem mais acesso a educação de qualidade e os que não têm. A situação da educação pública está tão caótica, que no final das contas no mercado de trabalho é escolhido quem tem melhor qualificação e quem não tem, fica com os piores empregos ou pior, nem tem um.
June e Day são personagens fortes, inteligentes e independentes, gostei deles. Mas ainda não consegui me apegar a nenhum deles. Quem sabe nos próximos livros...
Sinceramente, não me animei muito com essa distopia , apesar de todos os meus colegar que leram terem me recomendado, inclusive tem gente que acha que Legend a melhor distopia. Ainda não tenho propriedade para falar da história como um todo, mas esse primeiro livro não me chamou a atenção.
Muita coisa sobre a história ficou solta, como por exemplo, do porquê das cidades terem ficado devastadas e também não entendi a dinâmica da guerra entre a República e as Colônias.
Enfim, Legend não me surpreendeu e também não atingiu minhas expectativas. Ainda quero ler os outros dois livros para saber como termina a história de June e Day, porém, desta vez sem expectativas grandes.

Beijos e até a próxima!
Resenha feita por Pam

Nenhum comentário:

Postar um comentário