Mundo Asiático - Formação de grupos Kpop




Olá Dreamers,

Hoje vou explicar um pouco sobre o processo para que um idol consiga entra em uma empresa e fazer parte de um grupo.

 Aquele que deseja entrar em um empresa e ser representado por tal deve participar de uma audição onde a empresa ou escolhe aquele que quer ou cria algum tipo de competição onde o vencedor ganha e entra para a empresa. Algumas minorias tem a sorte de ser achados por um olheiro, pelas ruas ou ser indicado por algum contato, mas raramente não passam pela audição. Mesmo aqueles que foram encontrados na rua pela empresa passam por algum tipo de audição. Novamente, tem alguns casos em que idols entraram sem audições, mas esses casos são raríssimos. Depois de passarem pela audição, seus anos como “trainee” começam. “Trainee” é o nome dado aos idol enquanto eles são calouros das empresas e treinam para o seu debut. Um idol pode ser trainee por apenas um ano, mas pode chegar ate sete anos. O processo de treinamento é tão intenso que alguns desistem antes mesmo de debut. Debut é a estreia do grupo no mundo da música, seu primeiro MV (Music Video) seu primeiro single, seu primeiro álbum, primeiro tudo! É com o debut que um grupo se torna oficialmente parte da grande concorrência que é o K-Pop. Durante os primeiros anos de suas carreiras, os artistas são chamados de “rookies.” Depois do debut, os novos MVs e álbuns são chamados de “comebacks.” Grupos de K-Pop são altamente organizados e todo membro tem o seu papel no grupo.

Normalmente, os grupos tem um líder, um líder vocal e um principal vocal, um líder rapper e um principal rapper, um dançarino líder e um dançarino principal, um “face of the grupo” (rosto do grupo) e o maknae/magnae. Nem sempre é assim, mas muitas vezes acontece que o líder é o mais velho do grupo. Também acontece e um membro ser responsável por mais do que um atributo.

Um exemplo é o grupo feminino Girl's Generation que é composto por oito meninas.

Taeyeon - Líder, Vocalista Principal e Face 
Sunny - Vocalista Líder 
Tiffany - Vocalista Principal, Rapper Guia 
Hyoyeon - Dançarina Principal, Rapper Principal, Vocalista de Apoio  
Yuri - Dançarina Líder, Vocalista Guia, Rapper de Apoio 
Sooyoung - Rapper Líder, Vocalista Guia, Dançarina Guia.  
Yoona - Vocalista de Apoio, Dançarina Guia, Rapper Guia, Visual 
Seohyun - Vocalista Principal e Maknae 

A “rapper line” representa todos os rappers do grupo enquanto a “vocal line” representa aqueles que cantam, a “dance line” representa os dançarinos e a “maknae line” representa os membros mais novos. Todos em um grupo dançam, a Dance Line é distinguida por aqueles membros que são melhores na dança do que os outros do grupo. Fandoms, os fãs, são muito importantes para o K-Pop. O fandom de cada grupo tem o seu próprio nome, sua própria cor e seu próprio “lightstick.”
O fandom da SNSD (ABREVIAÇÃO DO NOME DO GRUPO DAS MENINAS EM COREANO “So Nyeo Shi Dae”) se chama SONE (abreviação de So One). Lighsticks são aquelas luzes que os fãs levam para os shows. O Lightstick geralmente é o símbolo do fandom e tem a cor do fandom. 


Lightstick do grupo Girl's Generation.

Outras formas dos fandoms ajudarem os grupos:


Balões nas apresentações.

Os fan chants são outra marca sempre presente nos show de K-Pop. Um dos grandes diferenciais de fãs de K-pop está no escancarado apoio vocal que eles demonstram. Quando eu digo “apoio vocal”, não me refiro à gritos comuns durante shows, mas sim àqueles gritos organizados que acontecem, por parte dos fãs, nas apresentações de idols groups. Durante as músicas, os fãs preparam e cantam em coro determinadas partes de música ou gritam em uníssono os nomes dos integrantes para mostrar todo seu carinho e apoio ao grupo favorito.

No exemplo abaixo da música Lion Heart, da SNSD, vocês podem perceber como funciona um fan chart, em toda parte roxa são as partes que as fãs cantam e gritam incentivos para o grupo.


Acho que é isso. O post ficou um pouco grande, mas espero que vocês possam ter entendido um pouco.

Beijos e até a próxima.
Postado por Ana

5 comentários:

  1. Oi, Ana!!

    Eu não sou fã de k-pop e nem de j-pop, mas amo mangás, então tenho um conhecimento básico da parte musical nessa cultura. Mesmo assim é sempre interessante conhecer um pouco mais. Conhecimento é vida, né?

    Passa o link para a minha amiga Mari, ela AMA k-pop. Sério mesmo. Tem tanto DVD que você ficaria chocada. Hahahaha

    Bjs

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu só n entendi uma coisa os trainees formão o seu proprio grupo ou a empresa q forma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joana, tudo bem?

      A empresa primeiro seleciona as pessoas para serem trainees de sua empresa. Após isso, eles definem qual dessas pessoas eles irão juntar pra fazer parte de um grupo ou ter carreira solo. As pessoas escolhidas para ser parte de um grupo, começam a treinar juntas pra interagir entre si e ganha afinidade.

      Espero ter tirado sua dúvida.

      Bye.

      Excluir
  3. Eu só n entendi uma coisa os trainees formão o seu proprio grupo ou a empresa q forma?

    ResponderExcluir
  4. O que é um "Vocalista de apoio", "Rapper de apoio" e "Dançarino(a) de Apoio"? Quero saber mas não acho.

    ResponderExcluir