Resenha - Convergente - Veronica Roth

Título: Convergente
Autora: Veronica Roth
Ano: 2014
Páginas:526
Editora: Rocco
ISBN: 978-85-7980-186-0


Sinopse: Convergente - A sociedade baseada em facções, na qual Tris Prior acreditara um dia, desmoronou – destruída pela violência e por disputas de poder, marcada pela perda e pela traição. No poderoso desfecho da trilogia Divergente, de Veronica Roth, a jovem será posta diante de novos desafios e mais uma vez obrigada a fazer escolhas que exigem coragem, fidelidade, sacrifício e amor.
(Sinopse retira do Skoob)


Considerações:

Bem, para começar Convergente foi um dos finais mais decepcionantes que li até o presente momento. A Veronica Roth cria uma distopia que tinha tudo para dar certo em Divergente, mas veio Insurgente com aquela história arrastada e com várias crises existências da Tris (me refiro ao livro, pois o filme foi mais dinâmico) e Convergente lacrou com os sucessivos erros de Insurgente.


Primeiramente a autora tentou renovar a narrativa do livro colocando o personagem Quatro para descrever a história sob seu ponto de vista e que particularmente achei  um dos maiores erros, já que ela nos apresentou em Divergente um cara de personalidade forte, seguro de si e que passa confiança para as pessoas ao redor. Com a narração de Quatro é nos apresentado outro personagem, um cara inseguro sobre quem realmente é, egoísta, e de certa forma até mimado. Tive várias vezes vontade de pegar meu chinelo e tacar na cabeça dele.


A Tris está mais autoconfiante, mas por outro lado ela se acha a dona da verdade o tempo todo e acaba irritando. Por esses motivos acho que a Veronica devia receber um prêmio por saber criar tão bem personagens irritantes!!! Palmas para ela!!!!

O cenário de Convergente é diferente dos livros anteriores, pois os protagonistas estão do outro lado da cerca e foram atrás dos fundadores, mas o que eles não esperavam era encontrar um Departamento, com um grupo de cientistas que por todos esses anos ficaram observando a todos de camarote e analisando seus comportamentos. 

O grande dilema da história é se eles aceitam que a crença do Departamento é a mais correta ou não, se o que eles dizem de quem eles realmente são, é a verdade absoluta ou eles podem ser diferentes.



Ocorrem algumas mortes no livro, das quais não vou falar para não dar spoiler, porém, o modo que elas acontecem não se encaixa no contexto da história como toda. Uma morte de um personagem secundário, achei  totalmente de necessária! E mais uma salva de palmas para Veronica por não saber  matar os personagens de forma digna e coerente com tudo construiu ao longo da distopia.

Defino a trilogia Divergente como uma montanha russa, pois teve seus altos e baixos, ou seja, uma narrativa instável em que prende o leitor no começo porém o faz questionar em diversas vezes se larga a leitura para nunca mais voltar. E não tem um personagem se quer, que me prendeu a atenção do começo ao fim e que abstrai algo de bom para minha vida,só tem aqueles que eu espero nunca ficar igual!

Enfim, espero que vocês tenham gostado da resenha! Deixem seus comentários do que vocês acharam da série, e se tiver spoiler coloquem no início o alerta ***SPOILER***.



Beijos e até a próxima!
Resenha feita por Pam Forte

Nenhum comentário:

Postar um comentário