Resenha - Cair das Trevas, de Cate Tiern



Título: Cair das Trevas
Série: Amada Imortal #2
Autora: Cate Tiernan
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501092663
Ano: 2013
Páginas: 256

Sinopse


Depois de 450 anos, esperava-se que Nastasya já tirasse de letra essa história de imortalidade. No último outono ela buscou refúgio em River's Edge, uma espécie de retiro espiritual onde ela e outros imortais tentam estabelecer a paz com seu passado tortuoso. Porém, em vez disso, tudo o que Nastasya descobriu - além de que detesta acordar cedo numa cama dura para catar ovos de galinhas furiosas - é que ela não está segura em lugar nenhum. Nem mesmo ao lado do cara/viking/deus grego mais gato do mundo, Reyn, que ela ainda não descobriu se é sua ruína ou sua última chance de ter um amor. Nastasya conseguiu se manter bem até o Ano-Novo, mas parece que agora, depois que fez um pedido um tanto ambicioso na hora da virada, tudo está indo por água abaixo. Nada que faz dá certo, tragédias acontecem quando ela está por perto, tudo parece não ter propósito e, pior, ela nem sabe mais porque continua sequer tentando! Como sempre soube, sua família vem de uma grande linhagem das trevas, e Nastasya já está se convencendo de que não há escapatória. Como se não bastasse, os súbitos e totalmente enlouquecedores beijos de Reyn não estão ajudando... Mas quando Nastasya não aguenta mais a pressão e resolve fugir de tudo para seguir o próprio rumo, ela se vê numa situação ainda mais sombria, perigosa e destruidora do que jamais pôde imaginar. River's Edge nunca pareceu tão longe, ou tão agradável...





Olá Dreamers!

Essa resenha é do segundo volume da trilogia Amada Imortal e pra quem ainda não viu fiz a resenha do primeiro livro lá no instagram. Confiram!

Os acontecimentos de "Cair das Trevas" ocorrem alguns dias após os eventos do primeiro livro. Nastasya está em River's Edge, casa de reabilitação para mortais, tentando seguir em frente e se tornar uma pessoa melhor. Nastasya continua um pouco imatura, agindo em alguns momentos como uma adolescente (apesar dos seus quase 500 anos de idade), mas tornou-se uma pessoa muito mais consciente das necessidades alheias, principalmente dos mortais, como Meriwether e seu pai.O que Nasty não consegue enxergar é que todos, em algum momento da história e dos séculos, já foram ruins, odiosos ou egoístas, e já cometeram atrocidades.River ensina que todos podem e têm salvação, basta querer. Mas Nasty insiste em fugir. Um dos pontos fortes de Nastasya que continua encantando os leitores é os seus pensamentos e conjecturas sarcásticos, com uma pitada de rebeldia. É impossível ler os acontecimentos do ponto de vista dela e em alguns momentos não gargalhar com seus pensamentos ilógicos.


Uma das minhas partes favoritas são os insights de Nasty, onde temos vislumbres de seu passado. Também gostei de conhecer mais detalhes do passado de uma das minhas personagens favoritas: River. Com sua tranquilidade adquirida com anos de existência e muito aprendizado, ela nos mostra que também já cometeu seus pecados, mas mesmo assim preferiu seguir os caminhos da luz. O que a torna ainda mais sólida e interessante, e seus ensinamentos mais coerentes.





Outro personagem que tem um grande destaque, e muito merecido, é Reyn (suspiros *-*). Desde o final do primeiro livro ele e Nasty assumiram sua paixão e finalmente parecem estar se acertando. Mas só parecemNasty continua se esquivando do guerreiro viking, pois ainda guarda mágoa por tudo o que ele fez no passado em comum dos dois. Quis realmente dar uns bons tabefes nela por ser tão burra. O que ela não enxerga é que todos tem a capacidade de mudar seus destinos e vidas, e que podem escolher mudar suas ações e fazer coisas boas. Um passado de dor não pode ser apagado, claro, mas pode ser "superado" com novas ações. Basta querer! Adoro o Reyn, sua personalidade e presença marcantes.



Nasty por sua vez surta, literalmente, em diversos momentos do livro. Assombrada por seu "lado negro", as coisas começam a dar errado, tanto para ela, quanto para as pessoas ao seu redor, e ela acredita que tudo é culpa sua. Digamos que se um avião caísse na do outro lado do mundo ela iria se culpar. Seu nível de desconfiança e de "não, eu não mereço" chega a extremos neste livro. E é neste livro que ela começa a perceber o peso que suas ações tiveram.  Na época parecia tudo bem, mas agora ela consegue enxergar o quanto suas atitudes tiveram peso sobre a vida de outras pessoas e o quanto foi egoísta. Digamos que seu passado volta para assombrá-la.



Incy volta para assombrar a vida de Nasty também, com sua magik negra e seu modo calculado e frio de ser. Adorei o confronto dos dois, e o modo como Nasty acaba mostrando que não pode mais ter a vida que tinha, que realmente mudou e quer ser melhor, que quer seguir um caminho bom. Incy é sedutor, calculista e odioso, e sua aparição é o ponto alto do livro, e bate de frente com a realidade que Nasty está vivendo.


Mais uma vez Tiernan mostra que é possível sim escrever um ótimo livro sem grandes lenga-lengas e sem enrolação. Ela vai direto ao ponto, sem grandes aventuras ou peripécias, mas atinge seu objetivo. Adoro sua narrativa, o modo como constroi seus personagens e desenvolve sua trama. Tiernan nos mostra que uma continuação pode ser tão boa quanto o primeiro livro. E como não poderia faltar, ela fecha o livro com chave de ouro e de forma que me senti muito satisfeita!

Bom dreamers é isso! Beijos e até a próxima resenha!

Resenha feita por Ana


Nenhum comentário:

Postar um comentário